CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Inovações no Ensino da Matemática

O CURSO

Objetivo

Esse curso tem o objetivo de melhorar a qualificação dos professores, contribuindo para a formação de profissionais mais adequados às exigências atuais da Educação Básica. Nesse aspecto, pretende-se promover a articulação entre conteúdos específicos e a reflexão sobre a prática em sala de aula, bem como discutir a utilização de recursos, informatizados ou não, voltada ao desenvolvimento de metodologia compatível com os novos paradigmas educacionais;

Objetivos específicos

  • Aprofundar a formação inicial do professor de Matemática de Ensino Fundamental e Médio relativamente a conteúdos, procedimentos e modos próprios de produção do conhecimento matemático de forma a favorecer sua autonomia no exercício da ação docente na Educação Básica. Destacamos, para tanto, a discussão de tópicos básicos de Estatística, Lógica, Finanças, Geometria e Álgebra;
  • Buscar uma melhor compreensão sobre os objetivos, as dificuldades e os desafios que cercam os processos de ensino-aprendizagem em Matemática. Isso inclui a discussão e a reflexão sobre as novas tendências da Educação Matemática;
  • Incentivar o professor a tornar-se investigador da própria prática, por meio da discussão de subsídios teóricos que possam embasar uma avaliação contínua de seu trabalho de forma a poder melhor adequá-lo constantemente. Tanto o trabalho com projetos como o processo de pesquisa, visando à elaboração de um artigo ao final do curso, são particularmente importantes para a consecução desse objetivo;
  • Desenvolver espírito crítico e familiaridade com bibliografia especializada de forma a que o professor torne-se, em sua escola, um agente de melhoria da qualificação de seus próprios colegas

Perfil do egresso

  •  Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo também conhecimento das suas aplicações em várias áreas;
  •  Capacidade para articular os conteúdos básicos e específicos;
  •  Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
  •  Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos discentes;
  •  Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos;

Pré-requisito

É necessário ser Portador de Diploma de Curso Superior.

Outras informações sobre o curso

INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA UNIFACCAMP

  • Regime de matrícula modular
  • TCC não obrigatório*

*Para o aluno que optar em fazê-lo: Elaboração de um Artigo Científico

Resolução/CONSEPE/UNIFACCAMP 02_10/2020 de 21/10/2020

INVESTIMENTO

Primeira por R$ 25,00 + 5 parcelas de R$ 359,00.*

Condições não cumulativas com outros descontos ou benefícios.