WEA

Objetivos

O WEA teve início em 2004 e todos os anos, a UNIFACCAMP o realiza com os seguintes objetivos:

  • Estudar e discutir métodos de ensino e aprendizagem no ensino superior;
  • Discutir temas relacionados aos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário;
  • Permitir o intercâmbio de conhecimentos entre os docentes do Centro Universitário Campo Limpo Paulista;
  • Integrar as diferentes áreas do Centro Universitário;

O WEA possibilita a divulgação do trabalho de docentes e discentes da UNIFACCAMP, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem e é muito gratificante verificar que ano a ano, a participação, o interesse e o envolvimento de professores e alunos têm aumentado. Podem participar do Workshop os professores, prioritariamente, e os alunos do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Interessados externos também poderão participar mediante autorização prévia da Comissão de Organização.

Professor UNIFACCAMP participe você também! Compartilhe sua experiência de “Ensinar na Graduação” , e deixe registrada sua prática.

Divulgação do evento Workshop Multidisciplinar Sobre Ensino e Aprendizagem na UNIFACCAMP (WEA)

Participantes e inscrições

Podem participar do Workshop os professores, prioritariamente, e os alunos do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. A inscrição é gratuita e poderá submeter o trabalho até o dia 31/03/2025. Interessados externos também poderão participar do evento mediante autorização prévia da Comissão de Organização.

Serão emitidos certificados aos participantes.

Os interessados em participar do evento como autores e apresentadores de artigos, vejam o item Submissões de trabalhos, tópicos de interesse e critérios de seleção.

Trabalhos aceitos

1. A LÍNGUA DOS MENINOS DA ESCOLA
Mariana da Silva Lima, Natália Rainho Silva, Jaqueline Mendes Massagardi

2. A POPULAÇÃO MASCULINA COMO VETOR PARA O HPV
Kelly Gandra, Simone Manzoli

3. A TEORIA POLIFÔNICA DE BAKHTIN INSERIDA EM MIDSUMMER NIGHT’S DREAM DE WILLIAM SHAKESPEARE
Roberta Lopes, Lyvia Ismael, Lucas Aguiar, Fábio Luiz Villani

4. APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NA REGIÃO DA FACE: ERROS E CORREÇÕES
Luana dos Santos Araújo, Simone Manzolli, Fábio Amorim

5. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DOS ÓLEOS DE JOJOBA E ABACATE EM MÁSCARAS CAPILARES PARA AUMENTAR O BRILHO DOS CABELOS
Isabella Bosso Russo, Veronica Cristina Gomes Soares, José Luís da Rocha Santos, Sabrina de Almeida Marques, Sheyla Cabral Buckevieser

6. AVALIAÇÃO SIMULTÂNEA DOS RISCOS DE PRAZO E DE CUSTOS EM PROJETOS
Marcello Muniz Silva, Evandro Ferigato

7. BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E ANÁLISE DOS RISCOS DA QUALIDADE APLICADA À INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Karina D’angelo, José Luis da Rocha Santos, Sabrina de Almeida Marques, Verônica Cristina Gomes Soares

8. “CARAMURU” UMA VISÃO LITERÁRIA EUROCÊNTRICA
Antonio Carlos Ferreira Novo, Silvia Fortunato

9. CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE ÓRGÃO NA SAÚDE PÚBLICA
Neuci Ferreira Bispo, Rafaella Martins Costa, Sílvia Aparecida Fortunato Santos, Rose Meire M.de Almeida

10. CRIOPRESERVAÇÃO DE OÓCITO: DA COLETA AO DESCONGELAMENTO
Mariana Ambrósio, Simone Manzolli

11. DERMATITE ATÓPICA: NOVAS PERSPECTIVAS DE TRATAMENTO
Luana Soares Pinto, Sabrina de Almeida Marques, José Luis da Rocha Santos, Veronica Cristina Gomes Soares

12. DESVENDANDO O INCONSCIENTE DAS PERSONAGENS EM “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”
Jhennifer Faria da Silva, Ludimila Julia Novais Lima, Juliana Chaves Farias Ferreira

13. DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C EM COLÁGENO HIDROLISADO EM DIFERENTES MARCAS DISPONÍVEIS NO MERCADO
Bruna Karoliny da Silva, Edison Franco-Júnior, Matheus Ziviani Pagnan, Veronica Cristina Gomes Soares, José Luís da Rocha Santos, Sabrina de Almeida Marques

14. DOENÇA DO TRATO URINÁRIO DE FELINOS: REVISÃO DE LITERATURA
Gabriel Marcos do Carmo, Beatriz Batista Santos, Guilherme Beasin

15. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: DESAFIOS, AVANÇOS E CAMINHOS PARA A INCLUSÃO E A EQUIDADE
Marcus Vinicius Duarte Libutti, Silvia Fortunato

16. ELIZABETH BENNET, O QUE FAZ DELA UMA MULHER À FRENTE DO SEU TEMPO?
Lyvia Ismael, Fábio Villani

17. HAMLET E SUAS REVERBERAÇÕES
Alexandre Rozeno Santos, Luan Matheus Tavares Nunes, Lucas Gabriel de Souza Aguiar, Fábio Luiz Villani

18. HANSENÍASE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Isabella Pavanelli, Simone Manzolli

19. HUMANIZAÇÃO E CUIDADO: A SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO HOSPITALAR
Bianca Cristina Sebastião da Silva, Manuela Giacomini

20. INFERTILIDADE EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE
Michelle Meira dos Santos, Simone Manzolli

21. INVESTIGAÇÃO NÃO INVASIVA: O PAPEL DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Amanda Mois, Simone Manzolli, Fábio Amorim

22. MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CULTURA EM SUAS MÚLTIPLAS EXISTÊNCIAS
Vitor Henrique da Silva, Rafaela Ferreira da Silva, Flávia de Souza Almeida, Silvia Fortunato

23. NECROSE ASSÉPTICA DA CABEÇA DO FÊMUR EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA
Bruna Tadila de Moraes, Gabriel Marcos do Carmo, Eyshila Fernandes Pereira

24. O CORVO – Edgar Allan Poe
Antonio Carlos Ferreira Novo, Fábio Luiz Villani

25. O USO DE ATIVOS PARA REDUÇÃO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA
Karina Bertoni Gomes, José Luis da Rocha Santos

26. PAPAÍNA (Carica papaya) COMO CICATRIZANTE EM FERIDAS
Thiago Francez Cordeiro Ferreira, Sabrina de Almeida Marques, José Luis da Rocha Santos, Veronica Cristina Gomes Soares

27. SERTRALINA PARA O TRATAMENTO DE ANSIEDADE
Rita de Cássia de Oliveira Silva, Sabrina de Almeida Marques, José Luis da Rocha Santos, Veronica Cristina Gomes Soares

28. TANATOLOGIA E PSICOLOGIA: O PAPEL DO PSICÓLOGO NO ENFRENTAMENTO DA MORTE
Bianca Cristina Sebastião da Silva, Manuela Giacomini

29. TERAPIA DO DIABETES MELLITUS COMO CÉLULAS TRONCO
Raiza Lara Mendonça Oliviera, Simone Manzolli

30. “ÚRSULA”, UMA RUPTURA DO ROMANCE CONVENCIONAL BRASILEIRO
Lyvia Cristina Ismael, Silvia Aparecida Fortunato Santos

Submissão de trabalho

Professores e alunos da UNIFACCAMP – Centro Universitário Campo Limpo Paulista e ISECAMP – Instituto Superior de Educação Campo Limpo Paulista.

Os autores são convidados a submeterem artigos completos de no mínimo 3 e no máximo 8 páginas incluindo título, resumo, corpo e referências bibliográficas no formato definido no site.

Os trabalhos deverão ser submetidos como texto “Word” de acordo com o template.

Envie e-mail com o arquivo do trabalho até 31/04/2024, em formato Word (“.doc”), para wea@faccamp.br

As submissões deverão estar associadas a um dos seguintes tópicos:

  • Resultados de pesquisa na área de educação;
  • Métodos de ensino aprendizagem;
  • Assuntos específicos tratados em disciplinas;
  • Técnicas de ensino e aprendizagem de assuntos específicos;
  • Sugestões para aprimoramento de projetos pedagógicos dos cursos da faculdade;
  • Interdisciplinaridade;
  • Planejamento sistêmico de ensino e aprendizagem;
  • Comunicação professor-aluno, aluno-aluno e entre professores;
  • Desenvolvimento da atitude científica nos/pelos alunos;
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Promoção do ensino e da aprendizagem a partir de resultados de extensão e de pesquisa.

A relação dos trabalhos aceitos e o programa do evento serão divulgados neste site até 19/05/2025.

Participarão da apresentação no WEA, os trabalhos aceitos para a publicação, as apresentações serão em formato de pôster.

Edição atual

XXI Workshop Multidisciplinar sobre Ensino e Aprendizagem

Edições anteriores

Cronograma

  • Submissão de trabalhos: até até 31/03/2025
  • Divulgação de trabalhos aprovados: 19/05/2025
  • Realização do Workshop: 26/08/2025 (a confirmar)
  • E-mail para o envio dos artigos e dúvidas: wea@faccamp.br
  • Template

Comitê de Programa e Organização

  • Prof. Dr. Fernando Roberto Campos
  • Prof. Dr. Jaqueline Massagardi Mendes
  • Profa. Me. Juliana Chaves Farias Ferrreira
  • Profa. Me. Kelly Gomes de Oliveira
  • Prof. Dr. Fábio Villani
  • Prof. Me. Silvia Aparecida Fortunato Santos
  • Prof. Esp. Felipe dos Santos Schadt