AVALIAÇÃO CPA
A avaliação institucional é um processo contínuo de pesquisa e comunicação que visa, essencialmente, a subsidiar a instituição na reflexão e aprimoramento de sua atuação, conforme a missão e objetivos impostos.
As propostas desse processo na Centro Universitário Campo Limpo Paulista foram estabelecidas desde sua criação, constando de seu Regimento e de seu PDI desde 1998, demonstrando, assim, a preocupação da instituição em manter seu exercício de qualidade.
Esse processo era desenvolvido na UNIFACCAMP por meio de instrumentos e avaliações de curso e de desempenho docente mesmo antes da exigência do MEC , estabelecida pelo SINAES. Em 2003 foi nomeada a primeira Comissão de Avaliação da UNIFACCAMP e renomeada em 2004, em atendimento da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.
O processo de avaliação visa a identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da instituição, fornecendo subsídios para a compreensão da sua realidade e favorecendo a gestão acadêmico-administrativa. Quem conduz o processo é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos e representantes da sociedade civil. O processo de avaliação prevê ações avaliativas que contemplam as abordagens de pesquisas, tanto quantitativas como qualitativas. Na primeira abordagem, os dados são obtidos por meio de instrumentos avaliativos com questões objetivas e pontuais (questionários e levantamentos de dados) que são complementados pelas ações de abordagem qualitativa com espaços para manifestações (entrevistas, questões abertas, câmaras de avaliação de curso, etc.).
Em 11 anos de exercício, a UNIFACCAMP consolidou sua cultura em auto-avaliação e pode vivenciar com segurança o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, implantado pela Lei nº 10.861/2004.
O Sinaes é mais que um sistema. É uma política de governo voltada à avaliação da educação superior, que coloca a avaliação institucional no centro do processo avaliativo e abrange todas as Instituições de Ensino Superior do País. As produções da CPA, bem como os resultados das avaliações, estão disponíveis para consulta, em documentos e CD-ROM na biblioteca da UNIFACCAMP e também acessíveis no site.
Missão da Avaliação Institucional
“Levantar, reunir, imbricar, analisar, sistematizar e divulgar informações várias, atendendo às necessidades da UNIFACCAMP, visando a contribuir para o aprimoramento do processo acadêmico de ensino, pesquisa e extensão e do processo técnico-administrativo, assegurando, por intermédio dos processos avaliativos, a articulação imprescindível das comunidades interna e externa com os mecanismos regulatórios do Estado”.
Objetivo da Avaliação Institucional
Objetivos Gerais – SINAES
“Avaliar a Instituição como uma totalidade integrada, que permite a auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional”.
“Privilegiar o conceito da auto-avaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.”
Objetivos Específicos do Projeto de Avaliação da UNIFACCAMP:
- estimular o processo de auto-avaliação e autocrítica, como elementos fundamentais para o crescimento pessoal, coletivo e institucional;
- valorizar a representatividade e a participação como condição para a legitimação da avaliação;
- considerar a avaliação como um processo técnico, político e ético;
- conhecer como se inter-relacionam as atividades acadêmicas em suas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão, administrativas e sociais;
- impulsionar os mecanismos de retorno sobre a atuação universitária à comunidade interna e à sociedade, em consonância com as demandas científicas e sociais da atualidade;
- relacionar ações avaliativas às bases conceituais que orientam os Projetos Pedagógicos dos cursos na UNIFACCAMP;
- atender e ajustar-se, em seu âmbito de atuação, às determinações legais (em especial a Lei nº 10.861 de 14/04/2004) aos decretos e portarias que regulamentam os procedimentos da avaliação na Educação Superior Brasileira;
- atender e ajustar-se às concepções, diretrizes e orientações do SINAES;
- atender e ajustar-se em seu âmbito de atuação, às determinações estabelecidas nos documentos orientadores e reguladores da Centro Universtário Campo Limpo Paulista;
- atender às determinações, orientações ou solicitações da entidade mantenedora do Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista.
Evolução histórica
Diretrizes
- Constituição da primeira Comissão responsável pela Avaliação Institucional (CPA-UNIFACCAMP) em da Centro Universitário Campo Limpo Paulista (CPA-UNIFACCAMP) em atendimento à Medida Provisória número 147 de 15 de dezembro de 2003;
- Renomeação em atendimento à Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.
Ações
Nomeação da primeira CPA.
Diretrizes
- Reestruturação da Comissão de Avaliação;
- As novas propostas governamentais;
- Lei nº 10.861, 14/04/05, que implanta o SINAES;
- Elaboração do Relatório Final e envio ao INEP/CONAES (2006).
Ações
O desligamento de três dos cinco membros nomeados da CPA obrigou a Direção a redefinir, em fevereiro de 2005 a CPA.
Relatório de Auto-Avaliação Institucional.
Diretrizes
- Adaptação do Projeto de Avaliação da UNIFACCAMP, readequando metas, diretrizes, objetivos, fundamentação teór e metodologia, em função das novas necessidades e pelo desenvolvimento do processo avaliativo;
- Divulgação dos Resultados da Avaliação contida no Relatório Final 2004-2006 à comunidade Institucional;
- Incorporação dos resultados nos Planos Institucionais;
- Disponibilização dos resultados em mídia impressa – Cadernos da CPA e digital;
- Estudo e Elaboração de Processo informatizado de avaliação na UNIFACCAMP;
- Contratação da Empresa CADSOFT para informatização da Instituição e da CPA;
- Constituição do Grupo de Apoio à Avaliação Institucional;
- Realização de novo processo de avaliação interna:
Avaliação do corpo docente e discente;
Avaliação do corpo técnico-administrativo;
Avaliação de cursos de graduação;
Levantamento do Perfil docente e discente.
Reestruturação e reformulação da Avaliação Institucional da UNIFACCAMP, tendo em vista:
o contexto teórico atual da Avaliação Institucional;
o contexto atual da Instituição, das novas necessidades e determinações; definição sobre uma nova posição na estrutura organizacional; redefinição das funções, missão, objetivos e fundamentos da Avaliação Institucional. Elaboração de novas propostas, em função das reformulações e reestruturações ocorridas. Escrita do Relatório Final 2008, em continuidade do processo de avaliação do SINAES, atendendo ao Ofício 000913/2008.
Ações
Nomeação da Nova CPA; Reestruturação e ampliação da Avaliação Institucional;
Reestruturação do Projeto de Avaliação Institucional da UNIFACCAMP;
Propostas de projetos de avaliação institucional;
Criação de processo avaliativo informatizado;
Criação do GAAVI;
Atendimento ao Ofício 000913/2008;
Divulgação dos resultados.
Diretrizes
- Reestruturação da Comissão de Avaliação;
- Avaliação in loco Institucional;
- Elaboração do Relatório Final e envio ao INEP/CONAES (2008 e 2009);
- Preparação da IES e de documentação para a Avaliação Institucional.
Ações
O desligamento de membros nomeados da CPA obrigou a Direção a redefinir, em fevereiro de 2005 a CPA.
Relatório de Auto-Avaliação Institucional.
Visita externa do MEC – Avaliação Institucional.
Diretrizes
- Divulgação dos Resultados da Avaliação contida no Relatório Final 2006-2008 à comunidade Institucional;
- Incorporação dos resultados nos Planos Institucionais;
- Disponibilização dos resultados em mídia impressa – Cadernos da CPA e digital;
- Realização de novo processo de avaliação interna:
- Avaliação do corpo docente e discente;
- Avaliação do corpo técnico-administrativo;
- Avaliação de cursos de graduação;
- Levantamento do Perfil docente e discente.
- Estudo meta-avaliativo dos resultados da Avaliação Externa Institucional e dos processos avaliativos internos.
Ações
Nomeação da Nova CPA.
Reestruturação e ampliação da Avaliação Institucional.
Propostas de projetos de avaliação institucional.
Avaliação Interna perfil docente e discente e corpo discente e docente.
Estudo meta-avaliativo dos resultados da Avaliação Externa Institucional e dos processos avaliativos internos.
Divulgação dos resultados.
Resultados:
Reestruturação e reformulação da Avaliação Institucional da UNIFACCAMP, tendo em vista:
o contexto teórico atual da Avaliação Institucional;
o contexto atual da Instituição, das novas necessidades e determinações;
os resultados da Avaliação institucional externa;
definição sobre uma nova posição na estrutura organizacional;
redefinição das funções, missão, objetivos e fundamentos da Avaliação Institucional;
elaboração de novas propostas, em função das reformulações e reestruturações ocorridas;
escrita do Relatório Final 2008/2010, em continuidade do processo de avaliação do SINAES, atendendo PORTARIA N°- 821, DE 24 DE AGOSTO DE 2009.
Diretrizes
Reestruturação da Comissão de Avaliação;
Avaliação in loco Institucional;
Elaboração do Relatório Final e envio ao INEP/CONAES (2010 e 2011);
Preparação da IES e de documentação para a Avaliação Institucional;
- Divulgação dos Resultados da Avaliação contida no Relatório Final 2009-2010 à comunidade Institucional;
- Incorporação dos resultados nos Planos Institucionais;
- Disponibilização dos resultados em mídia impressa
- Cadernos da CPA e digital;
- Realização de novo processo de avaliação interna:
Avaliação do corpo docente e discente;
Avaliação do corpo técnico-administrativo;
Avaliação de cursos de graduação;
Avaliação de cursos de Pós-Graduação Lato e stricto sensu;
Levantamento do Perfil docente e discente.
Reestruturação e reformulação da Avaliação Institucional da UNIFACCAMP, tendo em vista: o contexto teórico atual da Avaliação Institucional;
o contexto atual da Instituição, das novas necessidades e determinações;
os resultados da Avaliação institucional externa; os resultados da meta-avaliação; definição sobre uma nova posição na estrutura organizacional; redefinição das funções, missão, objetivos e fundamentos da Avaliação Institucional;
elaboração de novas propostas, em função das reformulações e reestruturações ocorridas.
escrita do Relatório Final 2011/2012, em continuidade do processo de avaliação do SINAES, atendendo PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007(*), consolidada e publicada em 29 de dezembro de 2010. valiação do SINAES, atendendo PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007(*), consolidada e publicada em 29 de dezembro de 2010.
Ações
Relatório de AutoAvaliação Institucional.
Reestruturação e ampliação da Avaliação Institucional.
Propostas de projetos de avaliação institucional.
Avaliação Interna perfil docente e discente e corpo discente e docente.
Divulgação dos resultados.
DIRETRIZES
- Divulgação dos Resultados da Avaliação contida nos Relatórios Finais à comunidade Institucional;
- Incorporação dos resultados nos Planos Institucionais;
- Disponibilização dos resultados em mídia impressa e digital;
- Realização de novo processo de avaliação interna:
- Avaliação do corpo docente e discente; .
- Avaliação do corpo técnico-administrativo;
- Avaliação de cursos de graduação;
- Levantamento do Perfil docente e discente.
- Estudo meta-avaliativo dos resultados da Avaliação Externa Institucional e dos processos avaliativos internos.
- Reestruturação e reformulação da Avaliação Institucional da UNIFACCAMP, tendo em vista: o contexto teórico atual da Avaliação Institucional; o contexto atual da Instituição, das novas necessidades e determinações; definição sobre uma nova posição na estrutura organizacional; redefinição das funções, missão, objetivos e fundamentos da Avaliação Institucional. Elaboração de novas propostas, em função das reformulações e reestruturações ocorridas.
Ações
Reestruturação da CPA.
Relatório de Auto Avaliação Institucional.
Estudo da Nota Técnica Nº 14 /2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC;
Estudo do Instrumento de Avaliação Institucional Externa – subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica presencial.
Estudo da NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES No 062;
Estudo da Nota Técnica DAES/INEP no. 25/2015;
Reestruturação e ampliação da Avaliação Institucional;
Reestruturação do Projeto de Avaliação Institucional da UNIFACCAMP;
Propostas de projetos de avaliação institucional;
Divulgação dos resultados.
DIRETRIZES
- Reestruturação da CPA
- Visibilidade da CPA
- Avaliação discente, docente e técnico administrativo
- Relatório parcial
- Divulgação dos resultados
Ações
Subcomissão Discente.
Comunicação com discentes, que inclui visitação as salas de aula e reuniões semestrais com representantes de classe.
Reuniões com os membros da CPA.
Montagem de vídeos;
Distribuição de Folders e adesivos, com a frase “A CPA passou por Aqui”;
Confecção de camisetas personalizadas;
Cartazes para divulgação da avaliação on line.
Reestruturação da Avaliação Institucional discente, docente e técnico administrativo: on line.
Reestruturação e reformulação do questionário avaliativo docente e discente.
Capacitação do corpo docente para divulgação da avaliação on line.
Estudo da NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES No 065.
Estudo meta-avaliativo dos resultados da Avaliação Externa Institucional e dos processos avaliativos internos.
Redação, análise e envio do relatório parcial 2016.
Envio dos resultados gerais para todos os representantes de classe.
Envio dos resultados gerais e específicos do curso para coordenadores e professores.
Divulgação dos resultados no mural da CPA no Prédio 02.
Documentos
Em breve!
- RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO TRIÊNIO 2021, 2022 E 2023
- RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO – 2022
- GRAU DE SATISFAÇÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO A INSTITUIÇÃO – ANÁLISE FINAL DE 2021
- TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2021
- GRAU DE SATISFAÇÃO DO DISCENTE/EAD EM RELAÇÃO AO CURSO – ANÁLISE FINAL DE 2021
- GRAU DE SATISFAÇÃO DO DISCENTE EM RELAÇÃO AO CURSO/INSTITUIÇÃO – ANÁLISE FINAL DE 2021
- Relatório SINAES 2022
- Relatório SINAES 2021
- Relatório SINAES 2019 – 2020
- Relatório SINAES 2018
- Relatório SINAES 2017
- Relatório SINAES 2016
- Relatório SINAES 2015
- Relatório SINAES 2014
- Relatório SINAES 2013
- Relatório SINAES 2012
- Relatório SINAES 2011
- Relatório SINAES 2010
- Relatório SINAES 2009
- Relatório SINAES 2008
Regimento
Brasil (2004). Lei 10.861 de 14 de abril de 2004. Diário Oficial da União, n. 72, 15/04/2004, seção 1, p. 3-4.
Conaes (2004 a). Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior. Brasília: Ministério da Educação.
Conaes (2004 b). Roteiro de Auto-Avaliação Institucional. Brasília: Ministério da Educação.
Conaes (2005). Resolução 01 de 11 de janeiro de 2005. [on-line em fevereiro de 2004]. Disponível em http://portal.mec.gov.br.
Mec (2004). Portaria 2.051 de 9 de julho de 2004. Diário Oficial da União, n. 132, 12/07/2004, seção 1, p. 12.
Inep (2002). Manuais de Avaliação das Condições de Ensino. [on-line em novembro de 2002]. Disponível em http://www.inep.gov.br.
Inep (2004 a). Avaliação Institucional Externa para Fins de Credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior. [on-line em dezembro de 2004]. Disponível em http://www.inep.gov.br.
Inep (2004 b). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Da Concepção à Regulamentação. Brasília: Ministério da Educação.
BRASIL. (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES). Nota Técnica Nº 14 /2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC. Disponível em: Acesse o link , tem como objetivo uniformizar o entendimento sobre os Indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa, publicado no D.O.U, de 4 de fevereiro de 2014, por meio da Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014, no âmbito das instâncias que compõem o processo de avaliação do SINAES.
BRASIL. Ministério Da Educação Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP Comissão Nacional De Avaliação Da Educação Superior – CONAES Diretoria De Avaliação Da Educação Superior – DAES. NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES No 062, que define a estrutura do Relato Institucional. Disponível em: Acesse o link
BRASIL. Ministério da Educação. Instrumento de Avaliação Institucional Externa – subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica presencial. Disponível em: Acesse o link. Último acesso em 29 de agosto de 2014. Extrato do instrumento publicado na Portaria No. 92 de 31 de janeiro de 2014, no D.O.U. de 4 de fevereiro de 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa No. 40 de 12 de dezembro de 2007,consolidada em 29 de dezembro de 2010. Disponível em: Acesse o link , Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições.
BRASIL. Lei No. 10.861 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: Acesse o link Publicada no D.O.U de 15 de abril de 2004.
Fundamentos
A Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 (Brasil, 2004), instituiu a Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, como parte de uma política de Estado para a educação superior.
O Sinaes é um sistema de avaliação que integra de maneira articulada três diferentes processos:
- Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES);
- Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
- Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).
A avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES) se desenvolve segundo dois momentos: (1) Auto-avaliação, conduzidas pelas Comissões Próprias de Avaliação, objeto deste projeto, e (2) Avaliação externa, realizada por comissões externas designadas pelo INEP a partir de diretrizes da Conaes.
Conaes (2004 a) define o Sinaes como um sistema concebido para (1) promover a qualidade da educação superior, (2) orientar a expansão da oferta, (3) o aumento permanente da eficácia das IES, (4) a efetividade acadêmica e social, especialmente entendida como aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais. Para a Conaes, o Sinaes está apoiado pelos seguintes princípios:
- A responsabilidade social com a qualidade da educação superior;
- O reconhecimento da diversidade do sistema;
- O respeito à identidade, à missão e à história das instituições;
- A globalidade institucional pela utilização de um conjunto significativo de indicadores considerados em sua relação orgânica;
- A continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional para cada instituição e o sistema de educação superior em seu conjunto.
A Lei 10.861/2004 (Brasil, 2004) estabelece, em seu artigo 3º, as dimensões que devem ser foco da avaliação institucional Nos termos desta lei as instituições de educação superior, respeitadas a suas diversidades e as suas especificidades, devem ser avaliadas segundo diferentes dimensões, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:
- Dimensão 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
- Dimensão 2: A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
- Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- Dimensão 4: A comunicação com a sociedade;
- Dimensão 5: As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
- Dimensão 6: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios;
- Dimensão 7: Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- Dimensão 8: Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
- Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes;
- Dimensão 10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
– Edital nº 1/93: SESU/PAIUB: Projeto de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras;
– Decreto nº 3.860, de 09/07/2001;
– Lei nº 10.861, de 04/04/2004, que implanta o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior;
– Decreto, de 28/05/2004, sobre a CONAES – Comissão Nacional de Avaliação de Educação;
– Portaria nº 2.051, de 09/07/2004, que regulamenta procedimentos do SINAES;
– Sugestão de Relatório Auto-Avaliação CONAES/ INEP 2005;
– Portaria n°. 300, de 30 de janeiro de 2006;
– Portaria Normativa 01, de 10 de Janeiro de 2007;
– Ofício 000913, de 30 /04/2008;
– PORTARIA n° 821, DE 24 DE AGOSTO DE 2009.
– Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior;
– Roteiro de Auto-Avaliação Institucional – 2004;
– Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior: Diretrizes e Instrumento – 2006;
– Novo Instrumento de Avaliação Institucional Externa, de 2 de outubro de 2008;
– SINAES – da Concepção à Regulamentação.
– Projeto da Faculdade e documentos regimentais e regulares;
– Projeto de Avaliação Institucional da UNIFACCAMP.
– na área da avaliação, na vivência da CPA, nas determinações da UNIFACCAMP;
– nas páginas do INEP-MEC-CONAES-ENADE.
Essa Comissão Própria de Avaliação da UNIFACCAMP fundamenta suas ações nas concepções da “Avaliação Iluminativa”, de Parllet & Hamilton (1992), nas quais os encaminhamentos de “tomadas de decisões”, ou de “inovações”, “criatividade nas soluções de questões”, e outras ações inéditas, vêm sendo, cada vez mais, utilizadas em processos avaliativos.
Segundo os autores, “a avaliação é um domínio em desenvolvimento” (Hamilton & Parllet, 1997) e, portanto, em permanente construção e reconstrução, merecendo sempre ser repensada, dada a dialética dos contextos e dos processos. Nesse sentido, alterações no Projeto de Avaliação da UNIFACCAMP fizeram-se necessárias, com conseqüente reescrita e nova conceitualização dos preceitos nele impressos.
Segundo Tognarelli (2004) a avaliação Iluminativa, em linhas gerais, permite uma compreensão global da(s) realidade(s) complexa(s) que envolve(m) o que está sendo estudado ou verificado, ou seja, consiste em “iluminar” para que os fenômenos venham à tona e possam ser trabalhados. Dessa forma, procura colocar todo um complexo conjunto de questões para ser observado com base em uma vivência inovadora.
A avaliação Iluminativa constitui-se de uma estratégia geral de pesquisa ágil e eclética. Dessa forma os métodos utilizados derivam da necessidade de cada problema a ser resolvido, combinando diferentes procedimentos e métodos. Para seu esclarecimento. A opção teórica da Comissão surgiu no entendimento de que a avaliação iluminativa oferecia a possibilidade de construir o processo de avaliação que pudesse suprir as emergências e realidades institucionais. Nesse sentido, a avaliação, na UNIFACCAMP, mereceu aprofundamento e ajustes metodológicos que referendaram sua proposta basicamente em dois paradigmas:
- O paradigma tradicional
- O paradigma socioantropológico
Avaliar a instituição na inter-relação destes paradigmas significa considerar as abordagens quantitativas e qualitativas e fenomenológica, imbricando-as no contexto dos gestores desse processo, a saber: docentes, discentes, corpo tecnicoadministrativo e comunidade externa.
Contatos
A CPA da UNIFACCAMP encontra-se no Prédio II, junto à Direção.
Telefone:
(11) 4812-9428
Coordenador da CPA – UNIFACCAMP:
Prof. Me. Antonio Carlos Camacho
antonio.camacho@faccamp.br